Mude a cultura de seu restaurante e lucre mais
- Luis Sena
- 13 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Defina, estimule (e pratique) as atitudes desejadas para ter aliados e não opositores na equipe

No último post mencionei que a sequência recomendada para implantar a gestão por processos começaria pela Cultura e várias pessoas me perguntaram o por quê.
Bom, primeiro, uma breve definição de cultura empresarial: é um termo que descreve a combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas que movem as lideranças e os colaboradores de uma empresa, diariamente. A cultura empresarial dita a forma como os funcionários enxergam a empresa e como eles se vêem na empresa, e isso pode mudar a forma como se relacionam com o trabalho. É isso, simples assim!
Diferente da personalidade de cada colaborador, a cultura de seu restaurante é algo que você pode definir e controlar. Digo isso porque mesmo aqueles que trazem atitudes inadequadas tendem a suprimi-la diante de uma cultura que condena esta atitude e ainda recompensa a atitude oposta. Além disso, uma vez ciente dos benefícios e inserida na cultura do restaurante é muito provável que a equipe incorpore mais facilmente métodos e ferramentas que contribuam para sua manutenção. Como disse anteriormente, todos têm melhor visão do todo e de sua contribuição, a mesma visão de qual é o trabalho, o que é o sucesso e qual a responsabilidade de cada um.
Muitas são as áreas que vale a pena contemplar ao definir a cultura de seu restaurante:
Cultura de Respeito
- Aos colegas, líderes e liderados - Cada pessoa tem direito de ser respeitada na sua individualidade e realizar seu trabalho livre de preconceitos e de assédio, seja moral, sexual, religioso, político ou qualquer outro tipo 
- Aos clientes - Os clientes são o alvo de tudo que se faz no restaurante e merecem ser recebidos em um local agradável, com um atendimento respeitoso, um alimento de qualidade, seguro, saboroso, bem apresentado e no tempo adequado. 
- Ao trabalho e à empresa - Cada indivíduo deve não apenas realizar suas tarefas mas fazer o seu melhor para que o trabalho de todos seja bem sucedido e os objetivos da empresa sejam atendidos 
- Aos ingredientes - cada proteína, cada vegetal, temperos, água, são recursos preciosos retirados da natureza a grande custo e adquiridos por preço e devem ser manipulados como tal. 
Cultura de Alto Desempenho
- Melhor o feito que o perfeito não feito - A perfeição é desejável, o perfeccionismo não; fazemos sempre o melhor o mais rápido que pudermos. 
- Organização e produtividade - Valorizamos o tempo: planejamento, preparação, uso racional do espaço, execução em multitarefa, limpeza e liberação do espaço. 
- Contribuição e inovação - Buscamos novas formas de resolver problemas e sermos mais ágeis; oferecemos sugestões que sirvam melhor nossos clientes e que melhorem nosso desempenho 
- Melhoria contínua - Medimos constantemente nosso desempenho e nossa execução para melhorar nossas práticas e resultados. 
Cultura de Meritocracia
- Reconhecimento e recompensa - Recompensamos com base em metas e atingimento de resultados, reconhecemos boas atitudes 
- Liderança - Nossos colaboradores lideram pelo exemplo e inspiração de suas atitudes e resultados 
- Plano de carreira - Oferecemos oportunidades de crescimento pessoal e profissional, valorizando conhecimento, experiência e atitude 
Ou seja, a cultura vai muito além de normas escritas, ela deve pautar as crenças e a postura dos indivíduos. A cultura se conecta diretamente e deve ser referência para o manual de conduta, o plano de recompensas e o plano de carreira do restaurante.
Bom, é isso! No próximo post falamos sobre tecnologias que suportam a implantação de processos para melhoria de resultados no restaurante.
Para saber mais sobre como implantar uma nova cultura em seu restaurante acesse o meu site em www.chezlui.com.br e conheça nosso portfólio e a metodologia GASS - Gastronomy Smart System que aplicamos para implantar gestão por processos. Aproveite para solicitar um diagnóstico gratuito com sugestões de melhorias de gestão para aumentar os lucros nestes tempos difíceis de pandemia. Te espero por lá...
Bons negócios!




Comentários