Gestão por Processos em Restaurantes
- Luis Sena
- 12 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Entenda como a reorganização das atividades e equipe melhora a lucratividade e diminui os riscos

Para começar nossa conversa, vou dizer porque este é um assunto importante pra você, gestor: restaurantes geridos por processos têm mais lucro, mais produtividade, clientes mais satisfeitos e menor exposição a fatores humanos, portanto menor risco operacional. Gostou? Então vamos até o final que vale a pena...
O que é gestão por processos e no que ela é diferente da gestão funcional, a forma tradicional de administração de empresas? Resumidamente é o seguinte:
A gestão funcional é caracterizada por uma empresa dividida em setores, orientados a execução de funções especializadas e o seu desempenho e das suas equipes são avaliados pela execução dessas funções, e não pelo resultado total. Ela cria vácuos de gestão e frequentemente falha na satisfação de seus clientes.
A gestão por processos se caracteriza pela divisão e medição do trabalho em processos de negócio críticos para o resultado da empresa e satisfação dos clientes. Ela reduz as barreiras de setores internos e aumenta a autonomia e responsabilidade da equipe para garantir o resultado final desejado.
O modelo de gestão se reflete não apenas na operação, ou seja, atendimento, produção, estoque, limpeza, lavagem, mas também nos aspectos gerenciais: cultura da empresa, na forma estabelecer métricas e metas, de medir e recompensar as pessoas e na forma de se relacionar com o exterior - clientes, fornecedores e parceiros.
Nenhum restaurante funciona realmente na sua operação no modelo de gestão funcional; simplesmente não é possível devido à restrição do número de pessoas. Mas a falta da visão gerencial da gestão por processos acaba gerando as mesmas ineficiências da gestão funcional: zonas cinzentas em que ninguém é responsável e que interrompem processos críticos que impactam a geração de receita, produtividade, lucro e satisfação de clientes.
Imagine que num exemplo extremo em que um restaurante tem a meta de preparar e servir um prato em até 15 minutos, sendo 10 de preparo e 5 de montagem e finalização, ambos cumpridos à risca, porém o prato fica esquecido no elevador por 10 minutos porque ninguém retirou e ninguém controlou o tempo em que o cliente efetivamente recebeu o prato. Esse é um típico problema de uma gestão funcional. Veja o modelo abaixo de gestão funcional:

A divisão de equipe e responsabilidades por tarefas cria a possibilidade de áreas cinzentas em que ninguém é responsável por fazer o atendimento ao cliente seguir em frente, embora ninguém tenha tecnicamente falhado em suas atribuições. O gerente é a única figura que tem visão do todo e gasta mais tempo na operação que na administração e melhorias.
A visão sistêmica da gestão por processos se preocupa principalmente com:
Continuidade da operação do sistema
Facilidade de substituição das partes
O conhecimento sua complexidade, para definição e divisão das partes
Capacidade de identificar e responder a eventos de negócio (vendas, compras, custos, reclamações de clientes, eventos internos)
Observe agora o modelo de gestão por processos:

Note que os processos utilizam pessoas de diferentes setores e todos colaboram para a satisfação do cliente. Todos têm melhor visão do todo e sua participação, mas apenas uma pessoa é responsável pelo processo como um todo, independente de posição hierárquica.
A maior dificuldade na implantação da gestão por processos em qualquer empresa, mas particularmente nos restaurantes (buffets e dark kitchens por exemplo têm mais facilidade), é a mudança de cultura: a visão de qual é o trabalho, o que é o sucesso e qual a responsabilidade de cada um, gestor, gerente e equipe. Uma implantação bem sucedida de gestão por processos em restaurante deve cobrir minimamente os seguintes aspectos:
Valores e Cultura da empresa - Posturas e atitudes estimuladas para direcionar o comportamento da equipe e liderança
Natureza e Organização do trabalho - Características que exigem conhecimento específico e a forma como o trabalho deve ser executado
Capacitação e Alocação de pessoas - Competências e visão de objetivos que a equipe deve possuir ou aprender e sua correta distribuição na execução de tarefas
Organograma, Cadeia de Comando e Autonomia - Modelo hierárquico versus poder de decisão na supervisão dos processos. Exemplo: Precificação é um processo de responsabilidade do chef de cozinha, que pode cobrar de seu gerente os dados de custos dos ingredientes e ele pode alterar ítens que não alterem o resultado para manter a margem. A validação final dos preços no entanto é do gestor.
Métricas e Avaliação de desempenho - Formas de avaliação e critérios de valorização e promoção do trabalho da equipe. Alinha-se com Valores e Cultura. Exemplo: Recompensa e Reconhecimento, Plano de Carreira.
Relacionamento com fornecedores e clientes - Processo colaborativo que permeia setores internos e alcança e exterior do restaurante para obter sucesso. Exemplos: Prazos de Delivery e de Compras.
Domínio Financeiro - Conhecimento detalhado e monitoração constante de todos os indicadores de desempenho que afetam o resultado financeiro. Exemplos: CMV, Vendas.
Tecnologia - Ferramentas que aceleram e/ou facilitam a gestão dos processos. Etapa acessória na implantação; a sequência recomendada é: Cultura > Processos > Tecnologia.
São portanto vários requerimentos que impactam diversas áreas; a boa notícia é que podem (e devem) ser implantados por fases. O tempo para implantar a gestão por processos varia entre 3 a 12 meses, dependendo do escopo, ou seja, que processos serão implantados, e do tamanho da operação. É importante um parceiro de confiança que tenha experiência e/ou uma metodologia comprovada neste tipo de implantação.
Para saber mais sobre gestão por processos acesse o meu site em www.chezlui.com.br e conheça nosso portfólio e a metodologia GASS - Gastronomy Smart System que aplicamos para implantar gestão por processos. Aproveite para solicitar um diagnóstico gratuito com sugestões de melhorias de gestão para aumentar os lucros nestes tempos difíceis de pandemia. Te espero por lá...
Bons negócios!
Commenti