Gestão de Pessoas em Restaurantes
- Luis Sena
- 5 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2022
Por que ela é importante para os negócios

Faz tanto tempo que não me sento para escrever que espero não ter perdido o jeito. Entre a pandemia, crises de ansiedade, trabalho remoto, voltar a dar consultoria e abrir a cozinha de dois novos restaurantes simplesmente não tinha achado a paz necessária. Ainda não achei, mas agora vou tentar o contrário e escrever pra ver se consigo alguma...
Enfim, Gestão de pessoas!
De novo vou começar pelo fim e dizer por que este é um assunto importante pra você, gestor eu/dono: restaurantes com boa (ou mesmo alguma) gestão de pessoas têm colaboradores mais comprometidos, maior produtividade, menor rotatividade de mão de obra, gerando menores custos e clientes mais satisfeitos e mais fiéis, portanto mais lucro. Gostou? Então fica comigo até o fim que eu explico como fazer esse negócio...
Mas antes de continuar lendo este artigo, um desafio: questione seus conceitos atuais sobre liderança de equipes de restaurantes. Diferentes visões geram atitudes e lógicas de argumentação, negociação, gestão de conflito e intermediação de interesses, e essas são habilidades valiosas para o gestor.
Eu digo isso especialmente se você acredita que o que sua equipe precisa é só de um líder que lhes diga tudo o que devem fazer e que eles só têm de fazer o que lhes é dito sem reclamar; salário, benefícios e caixinha são bondades da empresa com eles, que devem só agradecer. Dificilmente essa é a melhor forma de liderar quem efetivamente recebe e alimenta a pessoa mais importante da empresa: o seu cliente.
Agora pouco de conceito: Gestão de pessoas é um conjunto de iniciativas empregadas por empresas para gerir seu capital humano; uma estratégia completa envolvendo desenvolvimento, capacitação e humanização. As iniciativas visam a atração dos melhores profissionais, seu desenvolvimento, retenção e motivação. É isso! Por quê? Porque é lucrativo!
Um amigo sócio de uma cadeia de restaurantes me comentou recentemente que os custos diretos (rescisões) e indiretos (aumento CMV, queda produtividade, erros) do alto giro na equipe os estava levando a rever para cima a política de salários do grupo. Já imaginou isso? Não estou defendendo que se aplique a todos, mas, de novo, questione seus conceitos. Alta rotatividade pode custar mais caro do que aparenta.
Restaurantes são locais de bem-estar, conveniência e experiência. Uma equipe que crie um clima adequado ao negócio faz a diferença, enquanto uma equipe mal gerida pode jogar um investimento de centenas de milhares de R$ no lixo, seja por má utilização, desperdício ou desvio dos recursos, ou por não tratar adequadamente seus clientes.
E a causa de tudo isso pode estar na motivação da equipe. Gerir a equipe é certamente um dos maiores, senão o maior, desafio dos gestores; ser capaz de diagnosticar seu grau de motivação e atuar sobre ele para obter os melhores resultados.
Motivação é o ponto de partida e combustível para os outros pilares da gestão de pessoas. O grau de motivação pode variar por diversos motivos, desde o ambiente da empresa, até o sentimento de estagnação profissional, que é muito particular de cada colaborador.
Ao lidar com isso é muito importante entender duas coisas:
MOTIVAÇÃO ≠ INCENTIVO
Motivação é interna, não pode ser dada ou obtida; sempre é eficaz, pois alcançado o objetivo traz recompensa a quem a tem.
Incentivo é externo, pode ser obtida, mas só é eficaz se se alinhar com a motivação ou o desejo momentâneo de quem o recebe.
MOTIVAÇÃO ≠ SATISFAÇÃO
Fatores de Satisfação - São suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem insatisfeitas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. Exemplos: ambiente de trabalho, salário, benefícios, incentivos, políticas da empresa.
Fatores Motivacionais – Têm a ver com as atividades relacionadas ao cargo. A ausência não desmotiva, mas não produz insatisfação (nem satisfação, claro). Exemplos: Crescimento, Desenvolvimento, Responsabilidade, Realização e Reconhecimento.
Colaboradores sem Motivação e Satisfação frequentemente produzem menos do que são capazes e estão sempre prontos para deixar a empresa por uma oferta igual ou insignificantemente melhor, submetendo toda a equipe a outra curva de aprendizado e queda de desempenho.
Procure desde a contratação colaboradores cuja motivação será recompensada pelo incentivo, e não apenas cuja motivação será o incentivo. Funcionários que gostam de seu trabalho querem continuar nele. Por outro lado, algumas pessoas simplesmente não são feitas para o setor de serviços. Por isso gestão é importante: identifique funcionários que são ótimos e motivados em seu trabalho, incentive-os, promova-os e celebre com eles seus atingimentos pessoais e coletivos. Comunique-se com sua equipe para descobrir suas necessidades e faça o possível para atendê-las. Além disso, promova a transparência em seu restaurante para ajudar os funcionários a se sentirem engajados no negócio.
Os seus colaboradores preparam e entregam a experiência dos seus clientes e são a cara do restaurante. Ver uma cara motivada e satisfeita vai certamente reverter em mais vendas e mais lucros para você.
Bons negócios!
Para saber mais sobre gestão de restaurantes acesse o meu site em www.chezlui.com.br e conheça nosso portfólio e a metodologia GASS - Gastronomy Smart System que aplicamos para implantar gestão por processos. Te espero por lá...
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